Amizade Desfeita | Unfriended (original title) – Uma Vingança pode Ultrapassar as Barreiras da Vida

Critica | Amizade Desfeita: 

Nunca uma amizade “recusada” na internet foi tão mortal. Amizade Desfeita é um thriller de terror que pode ser considerado ‘inovador’ até a página dois.

Cartaz de UnfriendedCybernatural” ou “Unfriended” é um filme dirigido por Levan Gabriadze (Unfriended 2, 2016) e roteirizado por Nelson Greaves (Sleepy Hollow, 2014-15). Cinematografia de Adam Sidman (Hardcore, 2015 [Produção]) e a trilha sonora natural que o próprio filme oferece. No elenco temos Courtney Halverson (Hamill, 2010), Shelley Hennig (Ouija: O Jogo dos Espíritos, 2014), Moses Storm (Correcting Christmas, 2014), Will Peltz (O Preço do Amanhã, 2011), Renee Olstead (A Vida Secreta de uma Adolescente Americana, 2008-13), Jacob Wysocki (Terri, 2011) e Heather Sossaman (Fairy Tales, 2014).

Quando um vídeo constrangedor de Laura Barns cai na net, a menina tira a própria vida na frente de todos. Um ano depois, seus amigos conversam via Skype e percebem que há uma sétima pessoa desconhecida na videoconferência, que revela usar a conta de sua ex-amiga, Laura, exigindo saber quem postou o vídeo que a levou à morte.

unfriended (2)

A trilha sonora é inexistente, apenas ouvimos as músicas que há na playlist da protagonista e os sons naturais de um PC.

Em quesitos técnicos o filme é simples, conta apenas de um plano sequencia que vem da tela do computador da protagonista e dela vemos todas as chamadas de conferencia pelo skype. E outras coisas que ela vem a fazer em seu computador. Confesso que fiquei curioso para saber como foi feita a edição, se de fato eles fizeram uma chamada todos juntos ou se houve gravações separadas.

unfriended (3)

Em termos de história é como se fosse a união de “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”, “Panico” e “Atividade Paranormal”. Junta todos esses filmes, com uma faceta moderna que é a cyber inclusão e pronto, temos uma novidade na tela do cinema. Apesar de ter um enredo bem comum e cheios de clichês, as saídas para as cenas são boas, como a cada vez que alguém morre, a tela fica congelada, como se a chamada em si desse “pau”. Ou a forma de tentar comunicação em meio ao caos.

As interpretações são bem casuais, como uma verdadeira conversa entre amigos no facebook. E temos uma boa sequencia assustadoramente dramática com o desenrolar da história. Não imaginamos como uma simples conversa pode terminar de maneira tão estranha e assustadora e tirando a parte sobrenatural da trama, esse desenrolar é um dos pontos altos do filme.

Unfriended (4)

As mortes em si não são tão elaboradas, estamos falando de um filme independente. E se você não sabe inglês, perderá um pouco da história, visto que há MUITA informação durante a película. Conversas de um lado e digitações importantes que podem revelar material de suma importância ao enredo. Nos cinemas, caso você prefira, TALVEZ há a oportunidade de ter algumas traduções nas partes digitadas, mas de outra forma não terá essa “mordomia”.

A cinematografia é interessantemente simples, pois como as coisas funcionam e se conectam de uma tela para varias, trás em si imagens bem explicativas. Em tese o filme é todo “filmado” em um único e longo shot, mas apenas na forma como foi executado a película final.

Unfriended

Nota - Amizade desfeita

“Amizade Desfeita” é um thriller de horror que se não fosse pela utilização das novas mídias não chamaria a atenção. Mas essa não é a primeira vez e nem a última que ago do gênero foi feito. Valeu pelo enredo que se conecta aos poucos e te prende a ponto de querer descobrir o que está acontecendo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s