Birdman ou “A Inesperada Virtude da Ignorância” | Birdman or “The Unexpected Virtue of Ignorance” (original title) – Um Filme de Artistas para Críticos

Crítica | Birdman:

É um filme dramático com certos elementos cômicos que retrata a vida de um ator (Keaton) mediante a sua falência, levando o ator experiente para o teatro, não ganhar apenas o dinheiro santo de cada dia, mas também o seu prestigio como ator sem barrar em seu alter-ego, o Homem-Passáro (Filme que o deu fama).

BirdmanBirdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)” é um filme dirigido por Alejandro G. Iñárritu (Babel, 2006) que também escreveu o roteiro junto de Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo. Trilha sonora de Antonio Sanchez (Novato) e cinematografia de Emmanuel Lubezki (Gravidade, 2013). No elenco temos Michael Keaton (Spotlight: Segredos Revelados, 2015), Emma Stone (O Homem Irracional, 2015), Zach Galifiannakis (Um Parto de Viagem, 2010), Naomi Watts (O Impossível, 2012) e Edward Norton (A Outra História Americana, 1998).

É como dito e feito, se trocarmos o nome ‘bird’ por ‘bat’ vemos o filme biográfico sobre a vida do Michael Keaton, porém, com mais elementos em um filme surpreendentemente critico.

A película não seria nada sem os atores que aqui é um dos pontos importantes da trama.

birdman-michael-keaton

Sendo o filme um ode aos atores, os personagens contidos ali vivem de teatro, vivem o teatro, fazem do teatro sua casa e a sua mais amável moradia. Aquela vida que levam com aquelas pessoas a sua volta (como se fosse uma família). Só quem passou por situações como essa entendem como é. E o diretor soube como demonstrar isso sabiamente, mostrando que os dias passam e as pessoas mal veem. Em uma caminhada pela coxia do teatro pode ser a mesma em horários totalmente diferentes e em dias bastante divergentes.

Birdman

Os jogos de câmera que Alejandro Inárritu brinca constantemente e estrategicamente são incríveis, horas em primeira pessoa mostrando o cenário e aquela sensação de vazio a ser preenchido. Sempre num estilo chamado de ‘plano sequencia’ que dá a sensação de que o espectador vê o filme em uma tomada só.

Birdman

A trilha sonora acompanha bem o filme e as atuações. Keaton presente em quase todas as cenas, se mostrou muito competente e segura muito bem o filme. Edward Norton se divertindo em seu papel. E fiquei maravilhado com a Emma Stone, valeu a indicação no Oscar. Um papel mais dramático que é as horas certas em que a atriz mostra todo o seu potencial.

Birdman

Nota---Birdman

A cenas em que os críticos são alfinetados, como se fossem os grandes deuses que ditariam quem fica e quem sai do show business. Que é muito fácil ser um critico sentado na poltrona de casa diante de um papel, e que jamais terá a sensação de estar ali respirando a arte de verdade. Sensação que me fez estar nos dois lugares ao mesmo tempo, sendo o tal critico que aqui vos escreve e um ator que viveu e sobreviveu a tudo mencionado no filme.

Porém o filme tem algumas pontas soltas que deveriam unir mais alguns personagens na trama, mas esse é Birdman um ótimo filme, com bom diretor, ótimos atores em um incrível roteiro, vale ser assistido.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s