Grandes Olhos (2014) – Um Olhar diz mais do que mil palavras

Cinema | Grandes Olhos:

Tim Burton de forma nua e crua com leves pitadas de expressionismo. Esse é ‘Big Eyes‘.

Grandes-OlhosHá tempos não me comovia com algum filme do Burton, e isso desde ‘Peixe Grande‘ e achava que não veria mais aquele diretor inovador. Mas agora percebi que estava enganado. O filme trouxe toda aquela simplicidade, fazendo com que enxergássemos aquele diretor que tanto se perdeu no tempo.

O filme conta a história do casal Walter (Christoph Waltz) e Margaret Keane (Amy Adams), que ficou famoso no final dos anos 50 e início dos 60 por quadros de crianças com olhos grandes. Tudo indo bem na vida da família Keane, até Walter começar a ter fama e dinheiro às custas da mulher, que é a verdadeira pintora das obras.

bigeyes

As atuações estão muito boas, existiu uma escolha perfeita para os papéis, se tratando de uma obra biográfica. Amy Adams incrível e segura. Christopher Waltz apesar da segurança tem sua interpretação um pouco mecanizada, como se aquele fosse um tipo de personagem pronto que é só ele se adequar.

Vemos bons papeis coadjuvantes na trama, mas há também alguns desnecessários que não precisavam estar ali, como o ator Jason Schwartzman, que seu papel consiste em ter uma galeria rival a do Waltz no filme, sendo que a rivalidade sequer existe, teria como criar uma cena dessas de outras maneiras.

Big Eyes

Um outro porém, o enredo é dividido entre passado, presente e futuro e a forma como os personagens envelhecem é minima. Enquanto a filha dela (Delaney Raye) cresce, tem sua atriz mudada (Madeleine Arthur). Tanto Amy quanto Waltz não acompanham essa imagem do envelhecimento. Apenas existe um certo amadurecimento e nuances na interpretação que demonstra isso.

A trilha sonora não tenho o que reclamar, a parceria Tim + Elfman sempre funciona muito bem.

Big Eyes

A fotografia faz cada quadro de cena remeter-se a uma pintura de época. A iluminação, os personagens lembra bastante pinturas de casas, vielas e cafés. Pela forma como a artista Margaret Keane criava suas obras, é inegável dizer que Burton é seu eterno admirador.

Grandes Olhos

Notas---G-Olhos

Podemos ver os “Grandes Olhos” em vários de seus filmes, tais como: O Estranho Mundo de Jack, Os Fantasmas se Divertem entre outros.

Se quiser rever e também conhecer de fato quem é “esse” Tim Burton, um diretor que a tanto havia se perdido e caiu nas graças do público. Veja o filme e aprenderá de uma vez por todas quem é o homem por trás dos olhos grandes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s