O Jogo da Imitação (2014) – Desvendando ‘Enigmas’ conflituosos

Cinema | O Jogo da Imitação: 

Porque temos computadores hoje? Aliás “Ele” me fez pesquisar esse filme para descobrir o verdadeiro motivo da vitoria na segunda grande guerra. Porém, há um certo romantismo em toda essa biografia. O jogo da imitação se trata da vida de Alan Turing, aquele que criou o primeiro Computador.

O Jogo da Imitação

Em meio a segunda guerra mundial, alguns estudiosos foram contratados para quebrar o Enigma, código usado pelos nazistas para se comunicarem entre si. Alan Turing, um brilhante matemático cria uma maquina capaz de traduzir o Enigma; no entanto o protagonista tinha vários conflitos internos, como a sua homossexualidade o que trouxe inúmeros problemas para sua carreira.

Não tenho palavras para descrever a história. Um roteiro muito bem adaptado que converge passado, presente e futuro de uma maneira brilhante (em ordem não linear), fazendo com que o espectador aos poucos monte o quebra cabeça. Não existe furos no roteiro.

O Jogo da Imitação

As atuações estão boas, Benedict Cumberbatch consegue passar todas as nuances do personagem e todos os outros atores crescem no filme a sua volta. 

Hugh Alexander (Matthew Goode) é o antagonista que aos poucos se torna o aliado de Turing, trás uma interpretação concisa. Joan Clarke (Keira Knightley) está excelente, representando as mulheres da época, faz uma boa parceria com o protagonista, mas questiono sua indicação ao Oscar naquela época. 

O-Jogo-da-Imitação

Charles Dance é um dos poucos atores que não teve assim uma grande atuação, nada do que não o vemos fazendo em Game of Thrones.

Nota---Jogo

A trilha sonora é funcional e metódica assim como a própria matemática, precisa e objetiva. Mas a direção é bem simples, não abusando de quase nada. O diretor Mortel Tyldum a meu ver é um dos poucos indicados ao Oscar que não tem nenhuma chance de ganhar. O filme se sobressaí com o elenco e o roteiro que conta uma boa história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s