Os BoxTrolls (2014) – Caça aos Pobres Monstrinhos Encaixotados

Cinema | Os BoxTrolls:

Animações em Stop Motion sempre são trabalhosas, mas quando completas são ótimos filmes. O trabalho árduo trás frutos. Isso não é diferente com “The Boxtrolls“.

The-BoxtrollsThe Boxtrolls” é uma animação em Stop Motion, dirigida por Graham Annable (Coraline e o Mundo Secreto, 2009) e Anthony Stacchi (O Bicho Vai Pegar, 2006). Roteirizado por Irena Brignull (O Pequeno Príncipe O Pequeno Príncipe, 2015) e Adam Pava (A Mansão Foster para Amigos Imaginários, 2004), baseado no livro de Alan Snow. Trilha sonora por Dario Marianelli (V de Vingança, 2005) e edição e montagem por Edie Ichioka (Toy Story 2, 1999). No elenco temos Ben Kingsley (A Invenção de Hugo Cabret, 2011), Jared Harris (O Agente da U.N.C.L.E., 2015), Nick Frost (As Aventuras de Tintim, 2011), Isaac Hempstead Wright (Game of Thrones, 2011), Elle Fanning (Malévola, 2014) e Simon Pegg (Todo Mundo Quase Morto, 2004).

Tive um certo preconceito quando vi na época o cartaz no cinema. Achei meio “bobinho” e nem me passou pela cabeça ver esse filme que concorreu ao Oscar de melhor animação, um ano careceu de filmes do gênero, mas o pouco que tivemos foram filmes bem trabalhados. “Como treinar seu dragão 2” recebeu o globo de ouro, “Festa no Céu(The Book of Life) concorreu ao Globo, mas não fora indicado para o Oscar, injustiças a parte, minha torcida foi para “The BoxTrolls“.

Boxtrolls

Ovo (Isaac Hempstead-Wright) é um garoto órfão, que desde bebê foi criado nos esgotos da cidade de Ponte Queijo pelos boxtrolls, amáveis criaturas que vivem do lixo deixado por humanos. Como os boxtrolls são caçados impiedosamente por Archibald Snatcher (Ben Kingsley) e sua gangue, eles apenas deixam o subterrâneo à noite e, ainda assim, de vez em quando um deles é capturado. Quando Peixe, o boxtrolls que criou Ovo, é pego, o garoto decide se aventurar pela cidade para resgatá-lo. É quando conhece Winnie (Elle Fanning), uma garota mimada que faz com que perceba que ele é, na verdade, um humano. (Fonte: Adoro Cinema).

Com uma trama simples, personagens normais, o trunfo aqui, como já citado, é a técnica do stop motion, que consiste em criar a animação com fotos.  Essa é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto. Esse por sua vez inanimado. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, dando assim a ideia de movimento.

Boxtrolls

E é tão bem feito no filme que temos a sensação de ver algo filmado ou feito inteiramente pelo computador. Claro que se prestarmos a atenção vemos alguns movimentos, como os de boca que são movidos “frame a frame”.

O roteiro é bem simples. Uma história que segue seu começo meio e fim de maneira bem aplicada. Com seus personagens e objetivos claros para o entretenimento do público. Em alguns momentos leva numa direção oposta de um filme considerado infantil, com uma certa reviravolta, nem tudo é o que parece ser. Mas que da aquele baque ao descobrirmos certas coisas na trama. Um filme em animação, nem sempre é bonitinho. E sempre é feito para todas as idades.

A fotografia do filme é boa. Lembra as animações do Tim Burton e segue um pouco o conceito do Steampunk. A trilha lembra também os filmes desse gênero (Coraline, O Estranho Mundo de Jack).

Boxtrolls

Boxtrolls---capa

Em alguns momentos o desenrolar das cenas são um pouco arrastadas; e há comicidade, certos trocadilhos com o nome da cidade. O filme poderia ter investido mais nisso, um excelente elenco contando até com o comediante Simon Pegg no elenco.

Os BoxTrolls vale a pena ser visto, um grande concorrente no Oscar daquele ano. Um grande elenco e com umas das melhores técnicas de animação. Fixo aqui que menos sempre será mais e por mais que digam que o filme é simples é nessa simplicidade que saem as cisas mais genias da vida. Nunca menospreze algo por ser menor.

Hum. Se for ver o filme, fique até o pós créditos. existe uma surpresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s