A Grande Aposta (2015) – Para Eles, era uma Aposta… E para o Oscar?

Cinema | A Grande Aposta (2015): 

Parece que o ano que se passou veio recheado de filmes baseados em fatos. Será que foi uma “Grande Aposta” para o Oscar? Piadas a parte, a direção do filme consegue ser coerente, fazendo até o menos entendedor de negócios pelo menos compreender do que se trata. Mas ainda sim eu tive que estudar a parte.

Poster - A Grande ApostaThe Big Short é um filme dirigido por Adam McKay (Tudo Por um Furo, 2013) que também roteirizou junto de Charles Randolph (Amor e Outras Drogas, 2010), adaptado do livro de Michael Lewis. Trilha sonora de Nicholas Britell (12 Anos de Escravidão, 2013) e cinematografia de Barry Ackroyd (Capitão Phillips, 2013). No elenco temos Ryan Groslin (O Lugar Onde Tudo Termina, 2012), Christian Bale (Êxodo: Deuses e Reis, 2014), Steve Carell (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo, 2015), Marisa Tomei (Amor a Toda Prova, 2011) e Brad Pitt (Guerra Mundial Z, 2013).

Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados

Left to right: Steve Carell plays Mark Baum and Ryan Gosling plays Jared Vennett in The Big Short from Paramount Pictures and Regency Enterprises

Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

Para bom entendedor meia palavra basta, mas, se não fores é bom pegar os livros e entender que o filme, baseado em fatos, trata-se da famosa crise financeira do setor imobiliário dos anos de 2007 e 2008 que afetou também outros países além dos E.U.A. Fora isso, o roteiro é sábio em sua métrica que em muitos casos parece até um documentário que relata a vida dos personagens e explicam os causos de toda a trama, horas usando atores que interpretam eles mesmos ou os protagonistas da película. Nisso sempre há a quebra da quarta parede e os atores conversam com seu público.

A Grande Aposta 3

Left to right: John Magaro plays Charlie Geller and Finn Wittrock plays Jamie Shipley in The Big Short from Paramount Pictures and Regency Enterprises

As atuações estão em demasiado e muito boas, pelo menos o elenco principal. Steve Carrel que a essa altura demonstrou que sabe atuar em papeis mais dramáticos. Brad Pitt que está irreconhecível e com uma interpretação consistente, nada de exageros, mas que está inteiro do começo ao fim e Christian Bale que é o maior destaque na trama. Todos seguram muito bem o filme, talvez a menor participação seja do ator Ryan Groslin que mesmo sendo o narrador principal, se define apenas dessa maneira dando sua visão limitada da história.

A cinematografia é muito boa e a maneira como diretor Adam McKay prossegue com o filme é ótima, alguém que veio de filmes de comédia, conseguiu mostrar que não vive apenas delas e consegue também manter um bom ritmo em dramas. Como falei o seu estilo trouxe algo como um documentário e a câmera muitas vezes seguem os personagens, dando zoom como se quisesse pegar no ato, tal expressão do ator.

A Grande Aposta 2

A Grande Aposta (Margot Robbie)

“Margot Robbie” é uma entre tantas atrizes que fizeram a sua participação especial.

A trilha sonora vem somar ainda mais o filme, trazendo musicas extra-diegéticas que complementam a ação e muitas vezes ilustram todos os acontecimentos.

Notas---G-Olhos

“A Grande Aposta” é um forte concorrente ao Oscar em bastante categorias e pode vencer fácil alguma delas. Boas atuações, ótimo roteiro e uma boa direção de fotografia. Para aqueles que forem assistir e não entenderem é bom pesquisar antes e ajuda, sou prova viva disso e para quem gosta do tema, pode ir a vontade que não  se decepcionará.

Crítica: A Grande Aposta | por Lucas Alves, leia: A Grande Aposta (2015) – É Possível Ganhar com a Crise Financeira? – por Lucas Biage .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s