Perdido em Marte (2015) – Não tão sozinho, mas de excelente performance

Cinema | Perdido em Marte: 

Esse é o mais novo filme de Ridley Scott e entre uma escorregada e bons momentos trouxe um bom filme até agora.

Cartaz - Perdido em MarteThe Martian” é um filme dirigido por Ridley Scott (Êxodo: Deuses e Reis, 2014). Roteirizado  por Drew Goddard (Guerra Mundial Z, 2013) e adaptado do livro de Andy Weir. Trilha sonora é de Harry Gregson-Williams (Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, 2010) e cinematografia de Dariusz Wolski (Êxodo: Deuses e Reis, 2014). No elenco temos Matt Damon (Interstellar, 2014), Jessica Chastein (Interstellar, 2014), Kate Mara (Quarteto Fantástico, 2015), Sean Bean (Game of Thrones, 2011), Jeff Daniels (Debby e Lloyd, 2014) e Michael Peña (Exorcistas do Vaticano, 2015).

O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.

Perdido em Marte

Tirando a parte espacial e de ficção científica, essa é uma película sobre sobrevivência, diferentemente de um naufrágio, mas com fortes semelhanças.

Matt Damon está muito bem em seu papel. E pelos primeiros momentos do filme se mostra como uma pessoa presa num lugar sem saída, mas a película se diferencia dos demais filmes do gênero e existe uma infinidade de subtramas e personagens que convergem no mesmo ponto sem encontrar o foco principal. Senti falta de um personagem entrando em surto, por ter ficado mais de um ano perdido, mesmo que existisse alguma forma de interação é um pouco estranho que ele fique bem depois de tanto tempo.

Perdido em Marte 3

Vamos separar isso em três núcleos: “Marte”, “Hermes” e “Terra”. Os núcleos espacias se encontram entre Marte e Hermes (a nave onde estão os demais astronautas). Sendo Marte o local convencional, onde fica o astronauta perdido e é aquilo que esperamos do filme, porém, os outros dois núcleos terminam por ter um certo exagero.

Pegamos por exemplo, “Gravidade” em que o eterno monologo era algo decorrente na trama. Em “Perdido em Marte” é algo que se estende. Não que seja mal feito, pelo contrário, ele é um ótimo filme, mas as vezes há algo massante na história. Como a tripulação da Hermes. Existem parte importantíssimas e outras que nem tanto. Jessica Chastein e Michael Peña são os únicos personagens que seguram esse núcleo.

Perdido em Marte 2

Infelizmente Kata Mara é mais do mesmo, perto dos demais atores no filme. Mesmo que seja uma boa atriz, sua interpretação ficou ofuscada e parecida com sua outra personagem no filme do “Quarteto Fantástico”. Não houve também tantas nuances no roteiro que desse essa oportunidade para ela.

O núcleo “Terra”é um dos melhores e onde todos os personagens tiveram seu espaço e souberam aproveitar com maestria. Mesmo sendo mínima a participação.

Perdido em Marte 4

O roteiro pode haver furos, mas se tratando de uma obra ficcional adapta de um livro que o próprio autor numa entrevista disse: Que não acredita que seja possível chegar em marte um dia, e que ele é apenas um contador de histórias, é algo a ser perdoável dentro da trama. Mas há algumas saídas muito boas e plausíveis para a trama.

Capa - Perdido em MarteA fotografia está excelente, muito bem localizada. Há enquadramentos que de fato nos coloca dentro do plot. Assim como a trilha sonora que marca presença fundamental. Seja por sua música diegética que dá traços cômicos para o filme, tanto para suas próprias composições.

Nota---CDZ

Correndo contra a maré, ‘Perdido em Marte’ é a melhor aposta da Fox nesse ano, podendo quem sabe estar no Oscar de 2016. Há certos exageros na trama, mas há saídas brilhantes também. Existem certos furos e um personagem com sua sanidade quase que intacta, mas que não deixa de trazer um bom filme e uma boa trama.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s