Que Horas Ela Volta? (2015) – Igualdades e Diferenças

Cinema | Que Horas Ela Volta? R: 

Será que mais uma película brasileira terá oportunidade no Oscar? E será que dessa vez pode ganhar de melhor filme estrangeiro? A critica acredita que sim. Eu adoraria que fosse o próximo vencedor da academia, mas vamos por partes, sem por os burros a frente dos bois.

Cartaz - Que Horas Ela VoltaQue Horas Ela Volta?” é um filme dirigido e roteirizado por Anna Muylaert (O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, 2006). Cinematografia de Barbara Alvarez (Psi, 2014) e trilha sonora de Vitor Araújo (A Incrível Volta ao Mundo do Tricolor Suburbano, 2013) e Fábio Trummer (A Máquina, 2005). Tem no elenco Regina Casé (Som e Fúria: O Filme, 2009), Michel Joelsas (O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, 2006), Camila Márdila (O Outro Lado do Paraíso, 2014), Karine Teles (O Lobo atrás da Porta, 2013), Lourenço Mutarelli (O Cheiro do Ralo, 2006), Helena Alberdaria (Quando Eu Era Vivo, 2014) e Anapaula Csernik (O Negócio, 2013).

Que Horas Ela Volta

A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser faxineira e de quebra babá, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

Cada vez vejo mais e mais o cinema brasileiro sendo redescoberto, e fico muito feliz. A bola da vez é o mais novo filme da diretora Anna Muylaert que soube trazer com maestria uma trama sublime, gigantesca e bela. A história não é simples, porém, muito bem contada. Não há altos níveis de dramaticidade, mas atinge a potencia ideal e consegue se diferenciar das novelas, series e filmes atuais. Passando com inteligencia humor, dramaticidade e uma mensagem que mostra o lado das diferenças de classes sociais.

Que Horas Ela Volta 2

O roteiro é muito bem escrito e possui diálogos ótimos. Todos os seus personagens tem aprofundamento na história sem serem completamente rasos. Há uma dualidade ótima entre as duas protagonistas. Casé interpretando uma mulher humilde e pobre em contra partida com Teles que faz uma Dona rica e de pouca cortesia. Isso fica incrível na interpretação de ambas. Apenas com o olhar ou um gesto conseguimos entender perfeitamente o que se passa.

Todas essas nuances interpretativas passam por todos os personagens. Talvez um que acreditei que não teria tanto destaque, apareceu e bem durante o filme, personagem Carlos do ator Lourenço que protagoniza boas cenas ao lado da personagem Jéssica, interpretada pela Camila Márdila que mostrou um grande talento para o filme, mas há alguns certos exageros nas cenas em que Carlos aparece. Também peca um pouco na interpretação do Michel Joelsas, mas nada que atrapalhe o andamento do filme.

Que Horas Ela Volta 3

Que Horas Ela Volta 5A trilha sonora é minimalista e cumpre bem o seu papel. A cinematografia é boa, existem ângulos de câmera muito bem posicionados, em sua maioria dando a visão exata da doméstica. cenas onde a contra luz e a silhuetas são muito bem trabalhados. Dando destaque para muitas cenas que são simplesmente belas para o filme. E outras que acaba por ser aquele verdadeiro tapa na cara das pessoas de classe social alta.

Notas---G-Olhos

“Que Horas Ela Volta?” é um filme muito bom, bem escrito com uma trama bem amarrada, porém, é um filme parado para aqueles que não está muito acostumado. Mensagem clara de algo que acontece mesmo nos dias de hoje e protagoniza uma boa cinematografia e cenas sublimes que podem dar a essa película um lugar de destaque na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s