Sob o Mesmo Céu (2015) – Apenas diga “Aloha”

Cinema | Sob o Mesmo Céu: 

Cameron Crowe mais uma vez consegue atingir o público, sem precisar dizer muito, porém, é um filme para poucos.

Cartaz - Sob o Mesmo CéuAloha” é um drama com certos pontos de comicidade. Dirigido e roteirizado por Cameron Crowe (Quase Famosos, 2000). Cinematografia de Eric Gautier (Na Estrada, 2012) e trilha sonora por Jon Thor Birgisson (Como Treinar o Seu Dragão 2, 2014) . Com Bradley Cooper (Sniper Americano, 2014), Emma Stone (O Espetacular Homem-Aranha, 2014), Rachel McAdams (Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, 2011), Bill Murray (Debi & Lóide 2, 2014) e Alec Baldwin (Para Sempre Alice, 2014).

Após fracassar em uma missão, o militar Brian Gilcrest (Bradley Cooper) é enviado de volta para o Havaí, sua terra natal, para supervisionar o lançamento de um satélite. Lá, ele se reaproxima de um amor do passado (Rachel McAdams), ao mesmo tempo que começa a se apaixonar por uma piloto da Força Aérea (Emma Stone).

Sob o Mesmo Céu 4

O Roteiro possui uma métrica muito boa e é muito bem construído com diálogos inteligentes e engraçados, algo que vimos em “Jerry Maguire – A grande virada (1996)“, mas a trama se perde um pouco e talvez seja levemente confusa para algumas pessoas, mas que não é nenhum problema agravante para a história.

A Trilha é minimalista, porém, funcional. A escolha das músicas que tocam durante o filme são boas. Nesse quesito todos os filmes do Crowe possuem uma sonoridade incrível.

Sob o Mesmo Céu 3

Sobre os atores, Bradley Cooper é ótimo e vem crescendo constantemente. Começou a carreira com pequenos papeis até obter conhecimento o bastante para voltar-se a grandes produções ou a roteiros mais bem elaborados. E aqui vemos um Bradley sublime num roteiro de infindável produção.  Gostamos do personagem e queremos seguir e descobrir o que fará a seguir.

Emma Stone é e sempre será engraçada e assim como Bradley, ambos seguiram caminhos parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes. Como se o caminho de cada um desse no mesmo lugar. Emma está incrível  e entendeu perfeitamente seu papel na trama. Altiva e cativante, mas há diferenças entre ela e o protagonista. Em certos pontos do filme me questionei sobre a química dos dois em cena e não obtive resposta, pois ao mesmo tempo percebi  que ambos trabalharam muito bem, mas a sensação é de que faltou algo, uma certa química.

Sob o Mesmo Céu 5

1192559 – Untitled Hawaii Project

Sendo isso o contrário com a atriz Rachel McAdams, que faz a ex-namorada de Cooper e que sim, possuíam uma química maior na trama. E mesmo tendo toda essa facilidade de atuar um ao lado do outro, achei que faltou um empenho maior por parte da atriz que não parecia centrada no filme, vendo em si a Rachel e não a personagem.

Bill Murray e Alec Baldwin foram apenas nomes de peso que acrescentaram a obra e fizeram o seu trabalho para complementar a trama, mas aqui o trunfo fica por conta de seus protagonistas.

A fotografia complementa a obra em localidades do Havaí com a trama em si, nada demais que acrescente para o gênero. Mas o trunfo aqui é algo que o diretor faz de melhor, os planos de câmera, que recontam a história e em muitos casos sem precisar de falas, um complemento para te fazer entender a trama e um desses planos está em uma das primeiras cenas, quando o protagonista se encontra com sua ex-namorada e a câmera faz uma rotação de 360 graus entre ambos até parar na personagem da Emma Stone, dando a entender toda a volta que ele deu até chegar no futuro. Outra grande sacada dentro do filme em questão existe o personagem Woody feito pelo John Krasinski que é um homem que fala pouco. Crowe conseguiu mante-lo em comunicação somente com a interpretação do ator sendo algo recorrente na película.

Sob o Mesmo Céu 6

Nota-3,5

Aloha” é um romance um pouco diferente dos outros filmes de Cameron Crowe, mas que possui a mesma essência dos filmes do diretor, num roteiro muito bem feito, com ótimos atores em um belíssimo jogo de planos. É como se o simples ato do gesto fosse o suficiente para descrever tudo o que queremos dizer e em algumas situações bastando olhar somente sob o meso céu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s