Spotlight: Segredos Revelados (2015) – O Melhor do Jornalismo Investigativo

Cinema | Spotlight: Segredos Revelados: 

As vezes devemos ter em mente que existem vários gêneros de filmes e que nem todos são para todo mundo. O que ocorre é que grande maioria não curte filmes parados, mas nem por isso se trata de algo inferior, muito pelo contrário, “Spotlight” é um bom filme e um grande concorrente a melhor filme de 2016.

Cartaz - SpotlightSpotlight” é um filme dirigido por Tom McCarthy (Trocando os Pés, 2014) que o roteiriza junto a Josh Singer (O Quinto Poder, 2013). Tem trilha sonora de Howard Shore (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, 2012) e cinematografia de Masanobu Takayanagi (O Lado Bom da Vida, 2012). No elenco temos Mark Ruffalo (Os Vingadores: A Era de Ultron, 2015), Michael Keaton (Birdman ou A Inexperada Virtude da Ignorância, 2014), Rachel McAdams (Nocaute, 2015), Liev Schreiber (A Quinta Onda, 2016), Jonh Slattery (Mad Men: Inventando Verdades, 2017), Brian d’Arcy James (Ghost Town – Um Espírito Atrás de Mim, 2008) e Stanley Tucci (Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, 2015).

Spotlight 2

Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

O roteiro e toda a trama é bem linear e segue a vida de uma equipe de quatro pessoas que trabalham com investigação jornalistica na “Boston Globe” na sessão da “Spotlight”, liderados pelo editor chefe Walter ‘Robby’ Robinson (Michael Keaton). Por conta de todo esses por menores e se tratar de um filme baseado em fatos, não teria como ser de outra maneira. A película se arrasta em muitos momentos, porém existem cenas em que a atenção é total e muito disso devido ao trabalho dos atores.

Spotlight 3

Como o ator Michael Keaton que está excelente e consegue mais uma vez trazer um ótimo trabalho depois de “Birdman”. Não é o protagonista e o filme está longe de possuir um, mas faz parte de toda a trama. Rachel McAdams faz a jornalista Sacha Pfeiffer e acertra em cheio na interpretação, muitos dizem que ela não é incrível e que sempre se apega a pequenos personagens, mas gosto dela, e dando as personagens certas, com um bom roteiro e uma direção sólida, a atriz consegue entregar um trabalho consistente.

Mark Ruffalo é Mike Rezendes e tem um dos papeis mais fundamentais na trama e é por ele que toda a investigação toma uma forma, sendo que há em alguns momentos a transformação da personagem, curiosidade mútua com relação aos acontecimentos. Brian d’Arcy James é Matt Carroll que perto da maioria dos personagens é o menor e talvez sem tanta participação na trama.

Spotlight

Liev Schreiber é o novato chefe da “Globe” Marty Baron, que mesmos sendo um dos pontos chaves para os acontecimentos do filme, deixa um pouco a desejar em sua interpretação que as vezes, mesmo em cena, fica perdido e poderiam ter amenizado sua participação. Temos na trama também o ator Stanley Tucci que faz o advogado Mitchell Garabedian, que tem muita influência na trama e o ator não deixa a desejar tendo feito uma ótima interpretação. Entre outros atores que mesmo que menor participação tiveram sua chance.

A cinematografia é comum para os parâmetros do filme, não sendo excelente, mas cumpre bem o objetivo. Há em certas cenas um jogo de câmera em que o intuito é mostrar os dias da “Spotlight” numa rotina de trabalho e pesquisa.

A trilha sonora consegue trazer a tona todas as sensações da película e mesmo que seus tons sejam parecidos e as vezes repetitivo é algo forte e que domina a cena de alguma forma.

Nota---007

“Spotlight” não é um filme para todos, mas que apresenta uma boa história e atuações incríveis. Será um grande concorrente no Oscar para a premiação da noite. Vale a pena conferir se você estiver preparado para ver o filme es em se preocupar se haverá ação ou qualquer outra coisa, vale pelo teor histórico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s