A Trilogia ‘Star Wars’ de George Lucas – Três Episódios Incomodam TANTA Gente?

Se ainda não viu a Crítica da trilogia clássica; Clique no Link –

A Trilogia Fantástica de ‘Star Wars’ – Menos é sempre Mais, e Assim Deveria ter Permanecido

Star WarsEpisode I – The Phantom Menace (1999) | Dir.: George Lucas | Roteiro: George Lucas | Com Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd e Ian McDiarmid

Depois de 20 anos da franquia, o criador George Lucas nos apresenta ao inicio da saga que anto fez e faz jovens vibrarem tanto. Essa é a “nova” trilogia de Star Wars. Uma era com quase nada de Guerra e bem pouco das estrelas.

Sinopse | A desordem reina na República Galáctica. A taxação de rotas de comércio para sistemas afastados está em disputa. Esperando resolver o problema realizando um bloqueio com naves de guerra, a gananciosa Federação de Comércio parou toda a remessa de mercadorias para o pequeno planeta de Naboo. Enquanto o congresso da República continuava a debater longamente sobre esta sucessão de acontecimentos, o Chanceler Supremo enviou secretamente dois Cavaleiros Jedi, os guardiões da paz e justiça na galáxia, para resolver o conflito…

star-wars-episode-i-the-phantom-menace-13951A história em si é bem simples em comparação com os plots anteriores. No máximo o que vemos aqui é o inicio de alguns personagens. Obi-Wan, Mestre Yoda e é claro o inicio do maior vilão da saga, ainda como Anakin Skywalker. Temos bons acréscimos ao filme, como Qui-Gon Jin, o mestre do Kenobi. Há um novo vilão,  Darth Mahl que infelizmente não leva o mesmo carinho que boa maioria da saga.

Posso dizer que não existe um destaque aqui, não há um personagem principal. O menino Anakin até poderia entrar nessa categoria, mas não empolga, pois sua interpretação, mesmo para os padrões infantis, não empolga. É ruim e tem momentos no filme como a cena da corrida (uma das únicas cenas que importam) em que o ator não tinha nenhuma expressão facial. E todas as tentativas de de se obter algo por parte do ator foram falhas.

phantommenace2-xlarge

O que importa mesmo foram as poucas participações do Kenobi e algumas cenas de ação que no momento era o ápice para a época. A trilha sonora foi entrega de forma minimalista. John Williams usou aquilo que fora feito na trilogia anterior e deu apenas retoques. A cinematografia nem muito boa e nem tão ruim, havia momentos em que enxergamos que muito ali era o cromaqui.

nota-1

~

Star WarsEpisode II – Attack of the Clones (2002) | Dir.: George Lucas | Roteiro: George Lucas Jonathan Hales | Com Hayden Christensen, Ewan McGregor, Natalie Portman, Christopher Lee, Samuel L. Jackson e Ian McDiarmid

Sinopse | Há apreensão no Senado Galáctico. Milhares de sistemas solares manifestaram sua intenção de deixar a República. Esse movimento separatista, sob a liderança do misterioso Conde Dookan, tornou difícil para o pequeno número de Cavaleiros Jedi manter a paz e a ordem na galáxia. A Senadora Amidala, ex-rainha de Naboo, está voltando ao
Senado Galáctico para votar a delicada questão de criar um Exército da República para ajudar os combalidos Jedi.

star-wars-episodio-ii-ataque-dos-clonesO enredo teve uma melhora e as atuações também tiveram um grande crescimento. Nosso protagonista Ani, agora tem mais importância e fundamento na história. Essa teria de ser de fato o preludio para o inicio da trilogia mais antiga e ainda assim George Lucas comete os mesmos erros do anterior. Muita encheção de linguiça. Por mais que mostrar o romance entre Anakin e Padmé seja importante para a saga, ainda assim deverei ter tido mais foco na trama.

Mas não é apenas de criticas negativas que Lucas vive e o diretor é muito bom com algumas ideias e criação de personagens. Desde o Episódio I que seus novos acréscimos foram bem vindos. Conde Dooku, muito bem interpretado pelo então finado ator Christopher Lee e a maior participação de Mace Windo do ator Samuel L. Jackson.

jedi_circle

A cinematografia remete bastante os antigos filmes da saga e melhores que o anterior. A trilha dessa vez evoluiu bastante e é construída em volta do acontecimentos, gerando expectativas futuras. A marcha imperial, por exemplo, sendo tocada em momentos onde Anakin está passando por problemas.

nota-2

~

Star WarsEpisode III – Revenge of the Sith (2005) | Dir.: George Lucas | Roteiro: George Lucas | Com Hayden Christensen, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jimmy Smits, Samuel L. Jackson e Ian McDiarmid

Sinopse | Guerra! A República está se desfazendo sob os ataques do impiedoso Lorde Sith, Conde Dookan. Há heróis em ambos os lados. O mal está em toda parte. Em uma fantástica manobra, o diabólico líder dos dróides, General Grievous, zarpou para a capital da República e sequestrou Chanceler Palpatine, líder do Senado Galáctico. Enquanto a armada Separatista de dróides tenta escapar da capital sitiada com o seu valioso refém, dois cavaleiros Jedi lideram uma desesperada missão para resgatar o Chanceler capturado…

epiii_rots_posterChegando ao fim da saga que conta o inicio da força imperial de Lord Sidious e a transformação de Anakin em Darth Vader, podemos resumir que: George Lucas acreditou que poderia ter feito uma nova trilogia que iria ser superior a sua trilogia antiga. Ledo engano…

O episódio três é o melhor da trilogia? Sim, de fato eu acredito que seja o melhor, e jamais irá superar os antigos. O plot se desenvolveu melhor e é mais focado. Do que adianta AGORA ter objetivos se a linguiça já encheu? Apesar que mesmo tendo uma centralização na trama, ainda assim há certas partes massantes e desnecessárias na película.

episode-3-star-wars-41387_1280_1024

A continuação infelizmente começa de forma aleatória e se você na época de lançamento não assistiu “A Guerras Clônicas” do Cartoon Network ficará um pouco perdido, mas não atrapalhou a experiência e no ano de 2008 fora relançado a saga “A Guerra dos Clones” em animação também pela CN abordando de forma mais completa essa lacuna que fica entre o fim do episódio 2 e o começo do episódio 3.

Voltando para o filme, um dos problemas maiores é a forma como finalizou o caráter do jovem Anakin Skywalker. Você pode reparar que quando vemos Darth Vader que conhecemos, ele é um vilão de planos, sabe muito bem comandar uma tropar. O velho Ben Kenobi quando fala dele para o Luke, diz ser além de o melhor piloto, um bom Jedi e um amigo. Vemos algumas divergências no garoto aqui em “A Vingança dos Sith”.

4saen

Ele não tem um objetivo, não vemos sua participação ativa na “politica”. Ele é dito como bom piloto, mas está longe de ter disciplina (como ser um bom Jedi?). É mimado, birrento e “revoltado” e isso é elevado ao cubo durante os três filmes. Não teria problemas ter sua parcela de revolta, normal para jovens, mas deveria ter sido melhor dosado e ter mostrado um homem de verdade no fim do filme.

Cinematografia e a trilha estão ok, aqui. São as melhores e mais icônicas que a série tem. A sequencia da luta contra o General Grivous e a luta final entre Obi-Wan e Anakin são as melhores. Há um trabalho muito bem feito de transição e legado que dá ao episódio seguinte um gosto mais amargo na boca que é o que o filme clássico em si representa, para podermos enxergar a esperança.

nota-3

Não percam, pois logo mas lanço as análises da trilogia que compõe: Ep. IV, V, VI …

Episódio I. II. III – Não superam a primeira trilogia e são inferiores, mas nem por isso é inassistível. Valem como uma preludio com algumas informações a mais da cabeça de George Lucas que nem todos aprovaram. Mas que não farão a diferença no novo filme que ainda vai estrear.

O universo é gigantesco e há muito a ser explorado. Existem várias histórias em variadas mídias. Algumas do universo expandido e outras que tem haver com a sequencia de filmes.

Anúncios

2 comentários sobre “A Trilogia ‘Star Wars’ de George Lucas – Três Episódios Incomodam TANTA Gente?

  1. Pingback: A Trilogia Fantástica de ‘Star Wars’ – Menos é sempre Mais, e Assim Deveria ter Permanecido – Ponto final. Na mesma linha…

  2. Pingback: Star Wars: O Despertar da Força (2015) – O Respeitado e Respeitoso Filme do Ano – Ponto final. Na mesma linha…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s