John Hughes (1950-2009) – A Voz de uma Geração!

Perfil | John Hughes

Será que podemos chegar há alguma conclusão sobre a mente juvenil e louca de John Hughes, assistindo apenas três de seus filmes? – Talvez não, mas eu fiz isso!

Depois de ter visto três de seus filmes: “Gatinhas e Gatões“, “O Clube dos Cinco” e “Curtindo a Vida Adoidado“. Preparem-se meus amigos, pois se ainda não viram um desses filmes, o que estão fazendo que ainda não foram? Vá agora! E depois volte aqui para ler… Ok? Estamos entendidos? Bom!

Minha vida pode não ter sido dirigida por John Hughes… mas ainda assim tem muitas gatinhas, mas eu estou longe de ser um gatão… Não tenho muitos amigos, mas somos o bastante para sermos um clube dos cinco, onde um aceita o outro do jeito que é, sem nenhum rotulo. E com certeza irei curti a minha vida adoidado, com muito beatles e nada de Ferraris para serem destruídas… mas quem sabe um dia poderei quebrar uma? E se não puder, haverá sempre uma réplica….

Diego Ramon, Sobre John Hughes. 22 /Julho/ 2015.

hughes

Fica muito claro a identificação dos jovens em seus filmes. E que talvez a figura do adulto é sempre um segundo plano. Em o “Clube dos Cinco” o grande vilão é o diretor da escola, assim como é com Ferris Bueller em “Curtindo a Vida Adoidado” que trás o jovem, sempre o mais querido de todos, dos pais, dos amigos e até se torna querido da irmã que tando odeia… (É! Contei Spoiler, mas pô, o filme é velho e você deveria ter ido assistir, o que ainda ta fazendo aqui? VAI!!!). O que é diferente na película dos cinco amigos, onde não há nenhum queridinho, mas sim pessoas que mesmo diferentes, tem algo em comum.

O fato de ser um filme teatral apenas demonstra o modo que o diretor quis chegar em seu público. Hoje não vemos mais isso, é muito difícil. Como chegar num jovem que está enfurnado no celular? Numa época como os anos 80 era tudo muito diferente. Como o próprio Ferris disse: “Eu queria ganhar um carro, mas ganhei um computador, tem coisa pior que isso?”. É uma verdade, ele era jovem, queria mais é sair, namorar. Não algo que o distraísse de seus maiores desejos. Por isso constantemente Ferris Bueller vivia quebrando a quarta parede e se comunicando conosco. Isso veio de seus outros filmes, quando em gatinhas e gatões o personagem nerd da trama se comunica a primeira vez com o público além da telona. Tudo foi premeditado pelo seu criador, experimentações de como seriam seus filmes. Vemos semelhanças até em “Esqueceram de mim”, filme roteirizado por Hughes.

Sinto muita falta de como os filmes dele eram grandiosos para o jovem da época. Hoje esse tema se perdeu. Tivemos apenas uma tentativa no final dos anos 90 com as comédias românticas e depois dos anos 2000 o que chamamos de “Disneyfixação”, onde os temas mais jovens viravam séries e filmes originais Disney Channel. Porém, as vezes aparece algum filme que nos lembra o passado, como “A Mentira (Easy a)” protagonizado pela Emma Stone, que além de ser uma releitura dos filmes do John Hughes, passa a fazer uma grande homenagem ao diretor.

Uma série de TV que teve um de seus episódios inspirado em “Clube dos Cinco” foi “Dawson’s Creek” e você pode conferir um apanhado desse capitulo no vídeo abaixo.

Em 2012 no fabuloso Super Bowl tivemos uma propaganda da Honda, onde Broderick, o nosso eterno Ferris Bueller refaz o seu dia de folga. Eu tiro o chapéu para essa produção muito bem feita. Claro que na época muita gente pensou que o filme ganharia uma continuação e até hoje especulam que haverá. Não estou com eles, acredito que o comercial em si já nos deu um pouquinho desse gostinho e sem o seu principal criativo, o diretor John Hughes, não sei se ficaria bom.

Uma grande geração cresceu vendo os filmes de John Hughes. Sejam crianças, jovens e adultos, ele fez uma geração inteira rir e chorar com as suas obras. Vale a pena conhecer e entender de uma vez por todas quem sempre lutou para jamais se tornar um adulto emburrecido pela vida.

“A vida passa muito depressa. Se não paramos para curti-la de vez em quando, ela passa e você nem vê…”

.

.

.

.

.

.

.

Hum? O que vocês ainda estão fazendo aqui? A matéria acabou, vão embora! Vão… 

post-18906-ferris-bueller-go-home-gif-fvin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s