Alfred Hithcook (1899-1980) – O Mestre do Suspense

Muitos de vocês com certeza já ouviram falar de “Psicose”…

NÃO?!

Mas tenho certeza que já viram essa cena…

alfred-hitchcockA famosa cena do chuveiro com aquela música psicótica ao fundo que acrescentava ainda mais o ar tenebroso em sua trama. Alfred Hithcook é o gênio por trás desse filme, algo que ele acreditou e levou até o fim. Fincando para sempre seu nome como um dos mais importantes diretores de cinema de Hollywood.

A história de Psicose foi adaptada do livro de mesmo nome, do autor Robert Bloch, que por sua vez inspirou a história de Norman Bates na do serial killer, Ed Gein. A história do livro fascinou tanto Hithcook que o fez não pensar em mais nada e ter vontade apenas para gravar esse filme em especifico. Sem ganhar nada ou ter a ajuda de algum estúdio. A Paramount na época apenas distribuiu sendo que todo o custo beneficio saiu dos bolsos do diretor.

113995008sz

Mesmo entre trancos e barrancos, o filme foi produzido e Psicose se tornou sua obra prima. E o mais curioso é que seu título seguinte “The Birds (Pássaros)” não foi ofuscado pelo título anterior. A trilha era um dos pontos chaves para esse filme em especifico, algo que não esteve presente em Pássaros, apenas brincando com os sons das aves.

Hoje no cinema podemos ver que o mestre Hithcook inspirou muitos outros diretores, como por exemplo Guillermo Del Toro.

Muitas tentativas de imitar Psicose ocorreram, com várias continuações (sem a presença de Alfred) e até um remake fora feito nos tempos atuais, porém, algo que não acrescentou em nada e a versão dos anos 60, pois continua intacta até os dias de hoje. Por mais que nunca tenham visto o filme, você conhece, seja pela música ou pela cena do chuveiro.

hitch_house

bates-motelMas não ouve apenas coisas mal intencionadas com o nome de Psicose como por exemplo; mais recentemente a série “Bates Motel“. Contando um pouco da breve história de Norman e sua mãe Norma Bates. De como o Motel de beira de estrada fora adquirido e possivelmente como o jovem e inocente Norman, se torna num grande Serial Killer.

Um filme sobre os bastidores do filme Psicose também fora criado recentemente, baseado no livro “Alfred Hitchcock e Os Bastidores de Psicose”. Tendo Anthony Hopkins no papel do grande diretor. Para aqueles com mais curiosidade sobre a vida e obra desse gênio, o livro e os filmes são uma ótima pedida.

hitchcock-psicose

page_1O livro é escrito por Stephen Rebello, que ilustra muito bem toda sua trajetória junto aos bastidores do filme Psicose e também aos bastidores do filme sobre os bastidores de psicose… BUGUEI. mas é isso mesmo.

Caso queira conhecer mais sobre esse grande diretor, o livro e o filme sobre esse são as melhores formas e de grande fácil acesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s