A Lenda de Ruff Ghanor | “O Garoto-Cabra” de Leonel Caldela

Crítica | A Lenda de Ruff Ghanor | “O Garoto-Cabra” de Leonel Caldela

Agora  uma critica – digamos assim, mais elaborada. – Sabemos que as vezes em vídeo, muitas coisas são esquecidas e talvez escrever coloque forma e objetividade nas palavras, caso queira entender mais sobre a obra que quer adquirir. Porém, vai o link para o vídeo do meu canal: Nerding About. Se gostou, curta o vídeo, compartilhe com s amigos e e se inscreva no canal…

O Garoto-Cabra é o primeiro livro de uma trilogia da Saga as Crônicas de Ghanor que vem sendo expandida na literatura por Leonel Caldela (O Códifgo Élfico). Criado pelo grupo de desajustados do NerdCast do Jovem Nerd. Quando o Mestre Alexandre Ottoni, diz pela primeira vez o nome daquele mundo e fincando para sempre o que hoje é esse livro.

SinopseNos confins de uma terra inclemente, assolada por monstros e governada pelo terrível dragão Zamir, ergue-se o mosteiro de São Arnaldo. Os clérigos tentam viver em paz, sob o jugo do tirano, quando encontram um estranho garoto. Uma criança selvagem, dotada de poderes misteriosos, que luta como um adulto. Seu nome é como um rugido: Ruff Ghanor.

ruff

A lenda é contada até então em dois livros e com um terceiro ainda sem data de lançamento.

O primeiro livro – assim como disse  no vídeo – parece um pouco “Infanto-Juvenil”, o que não é um problema, sabendo que toda a trama se passa entre a infância, adolescência e o começo da fase adulta de nosso protagonista, mas o que me incomodou foi que certos capitulos as cisas ficavam no “vai ou não vai”, não há certa urgência aqui e é focado no legado que Ruff deve seguir e no seu destino ainda não determinado.

Playlist | Áudio DramaLdRG O Garoto-Cabra

Posso determinar que essa primeira aventura tem um bom começo, com algumas partes paradas durante os demais capítulos e que finalizam bem – deixando aquele gancho para o próximo livro – onde na próxima aventura vemos de fato o poder da escrita de Leonel Caldela e um trunfo muito maior para a literatura brasileira, mostrando de uma vez por todas que temos excelentes “poetas” em nosso país.

Os personagens são bons e medianos – pois o que dizer de uma Áxia, chata e pouco envolvente? – existe esse regime imposto pelo Dragão Zamir e a forma como alguns seres humanos se importam – Ou pouco se importa, como o caso da Áxia que passa por preconceitos, mas assim como na vida real as pessoas muitas vezes estão sujeitas a esse tipo de coisa e se tornam insuportáveis com tudo na vida. Se isso foi algo proposital – deixar-nos fulos, com a personagem – parabéns, Leonel, você conseguiu.

calabouco

Ouça o NerdCast de RPG | Parte I, Parte II e Parte III

Em contra partida, Korin é de fato um dos melhores personagens, que se apresenta como o melhor amigo de Ruff. Algo essencial em qualquer obra de fantasia (Frodo e Sam; Jon e Samwell; Goku e Kuririn etc). Muitas vezes é o personagem razão, humano na vida daquele herói que tanto é aclamado. Em outros casos, como em O Senhor dos Anéis é o que faz tudo. E isso não é diferente aqui, a dupla é muito carismática e funciona.

O papel do mentor é fundamental e está presente na figura do prior; tem também os melhores amigos, aliados etc. A formula da Jornada do Herói é muito bem seguida nesses aspectos e com um agravante – um desafio – de inserir tudo nesse universo pré-fabricado. O autor em questão é bom nisso, mas não sei até quando é benéfico, pois senti uma trava criativa nesse primeiro livro, como se tudo tivesse que passar por aprovações dos editores – quem já leu outras obras do autor, sabe o quanto ele é solto, exercendo uma criatividade escrita sem limites – aqui temos palavras contidas de algo que é melhor trabalhado em sua continuação; O Herdeiro do Leão.


O Volume I tem uma boa história com o melhor pano de fundo existente nessa saga. Segue uma métrica eficiente, mas com pouca criatividade artística que tem uma melhora no final – Junto há um bom cliffhanger que te deixa ansioso pelo próximo.


Notas: By Nerding About & Skoob nota-a-lenda-de-rg-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s